Roteiro São Miguel, Açores [ O Que Fazer em 4 Dias ]

São Miguel, Açores é o sonho absoluto de um amante da natureza.

Selvas tropicais, lagos vibrantes, vulcões, relaxantes fontes termais, cachoeiras impressionantes, trilhas épicas, mirantes deslumbrantes, maravilhas naturais infinitas e verdes luxuosos por todos os lados. Isto é os Açores.

5 coisas que você não pode saber sobre os Açores

  • Os Açores são compostos por lagos, campos de lava, grutas vulcânicas e ilhotas.
  • São Miguel é a maior ilha e tem 4 vulcões, 2 ativos e 2 dormentes.
  • Açorianos nunca pagam mais de € 130 para ir para Portugal continental. Se pagam mais, levam os documentos para os correios e são reembolsados.
  • Os Açores são os únicos produtores de chá em toda a Europa.
  • Os Açores têm microclimas característicos em todas as ilhas.

Depois de passar 4 dias na ilha de São Miguel, posso dizer honestamente que é o lugar mais naturalmente bonito que eu já estive (e isso é dizer muito, visto que eu estava na Islândia poucos meses antes). Sim, é mais bonito do que a Islândia na minha opinião.

Na verdade, os dois lugares me lembraram muito um do outro de uma maneira estranha! A atividade vulcânica, as piscinas termais naturais, as rochas de lava preta e as praias de areia preta, as cachoeiras (a Islândia definitivamente leva a coroa nessa categoria), os gêiseres e as paisagens cobertas de musgo verde.

São Miguel, Açores é uma ilha muito facilmente navegável e as estradas estão muito bem conservadas. Vindo direto da Sardenha, na Itália, onde eu experimentei as piores estradas da Europa até agora, as estradas eram paradisíacas para dirigir.

A ilha é tão bem cuidada e bem conservada e a beleza natural era esmagadora. Passei boa parte da minha viagem questionando se esse lugar era mesmo real.

Onde Estão os Açores?

Os Açores são um arquipélago de 9 ilhas localizadas no sudoeste do Oceano Atlântico, a cerca de 1/3 do caminho de Portugal para a costa leste da América. Os Açores fazem parte da Macronésia, juntamente com a Madeira, Ilhas Canárias e Cabo Verde.

A maioria das ilhas está protegida e não viu nenhum dano do turismo de massa. Espero que eles continuem assim!

Como chegar a São Miguel

As lutas directas de Lisboa demoram 2 horas na Ryanair e custam cerca de € 80 + ida e volta, dependendo da época. Quanto mais cedo você reservar, maior a chance de conseguir os ingressos mais baratos. As duas companhias aéreas de baixo custo, a Easy Jet e a Ryanair, acabaram de abrir voos em 2015 e tem sido uma mudança de jogo. Antes disso, era extremamente caro viajar para as ilhas, tornando-as um destino relativamente inatingível para a maioria. Para as melhores ofertas de voos, o meu site de reservas é o Skyscanner … Eu juro por eles.

Transporte na ilha de São Miguel

Horários de ônibus são muito infrequentes na ilha, então eu recomendo alugar um carro e / ou scooter. Além disso, você realmente não conseguirá ver os lugares mais fora do comum por meio de transporte público. Eu aluguei uma scooter durante os primeiros 2 dias e um carro automático durante os últimos 2 dias para ir distâncias mais longas e funcionou perfeitamente.

Dia 1

Lagos Gêmeos

Dia 1 começa forte com um dos lagos mais magníficos da ilha. Na verdade, Sete Cidades é composta de lagos gêmeos, um azul e um verde. Você pode descer até o fundo e vê-los separados por uma ponte.

Não é tão colorido no fundo, mas ainda é muito bonito. Demora 25 minutos de carro a partir de Ponta Delgada e 40 minutos de scooter. Se você tiver tempo, este é um local popular para caminhadas, então dê a si mesmo tempo suficiente para explorar os diferentes caminhos!

Nota: Você sabe por que um lago é verde e um lago é azul?

A lenda diz que uma princesa e um pastor se apaixonaram. Depois que o pai da princesa os proibiu de se encontrarem, eles se encontraram uma última vez e choraram tanto que esses dois lagos foram formados. O verde das lágrimas da princesa de olhos verdes e o azul das lágrimas do pastor de olhos azuis. Agora as lágrimas deles permanecerão juntas na eternidade! Não fica mais romântico do que isso! ♥

Miradouro Do Rei

Esta é a visão turística que a maioria das pessoas param e é uma ótima introdução para os lagos gêmeos. É longe, mas perto o suficiente para realmente apreciar as cores distintas desses belos corpos de água.

Dica : você pode continuar na estrada de terra e dirigir ao redor do topo para diferentes vistas dos lagos.

Lagoa do Canário Miradouro

Este foi de longe o melhor ponto de vista na ilha para mim.

O pico é de aproximadamente 800 metros acima do nível do mar, com vista para as montanhas, os lagos gêmeos, a caldeira e o mar como pano de fundo. É espetacular. SURPREENDENTE. FORA DESTE MUNDO.

Honestamente uma das visões mais épicas que eu já vi com meus 2 olhos! Ele rivaliza com o ponto de vista da Praia dos Naufrágios em Zakynthos e me deu arrepios à primeira vista. Que beleza!

Dica: há um estacionamento antes da estrada de terra que você pode estacionar e depois andar 20 minutos ou mais… mas você também pode dirigir pela estrada de terra até a entrada do mirante (o que eu fiz porque estava congelando e ventando lá fora).

Ponta da Ferraria

A 30 minutos de Sete Cidades, na parte ocidental da ilha, encontra-se a Ponta da Ferraria , uma área geotérmica de piscinas naturais quentes nas encostas das falésias. Andando até a piscina natural, você vai notar rochas de lava negra em todos os lugares e é realmente um site para ver.

Foi muito parecido com a Islândia, se você me perguntar. A popular piscina quente está conectada ao oceano e faz você questionar, como no mundo ela é tão quente se está conectada ao oceano? Eu não posso explicar, mas é definitivamente quente! A melhor parte é que é GRÁTIS!!

Infelizmente eu não tinha meu traje de banho comigo, então eu apenas deitei nas pedras negras para ficar quente ao sol. É um lugar muito relaxante e você pode passar uma tarde inteira lá.

Ponta da Ferraria São Miguel

Dica: há uma área de spa que cobra 6 euros para entrar, dando acesso a uma piscina térmica. (Mas por que pagar para usar uma estrutura artificial quando você tem o equivalente natural a poucos passos de graça?). Há também uma lanchonete e restaurante dentro se você estiver com fome. Não há muitas opções para escolher, por isso pode ser sua única opção para comer.

lago acores

Dia 2

Caloura

Acabei de passar por esta cidade rapidamente, mas vale a pena mencionar a piscina inesperada que está literalmente dentro do oceano e conectada à terra por uma longa passagem rochosa. Neste momento estava chovendo chuva, então eu corri para baixo e tirei uma foto bem rápido.

Vila do Franco Campo

Uma pequena cidade litorânea bonita com uma praia de areia preta, mas a principal atração é o muito próximo Badeinsel ilheu de Vila Franco do Campo.

É uma ilhota que parece estar a poucos passos da cidade. Enquanto eu me afastava e subia a colina, pude ver a baía dentro da ilhota e parecia tão incrível. Infelizmente, eu não cheguei ao ilhéu como passeios de barco só ir no verão. Foi uma provocação assim!

Lagoa do Congra

Um passeio rápido de 12 minutos a partir da Vila do Franco Campo é uma das minhas favoritas na Lagoa do Congra . Este lago foi recomendado pelo meu anfitrião Airbnb incrível e não está em nenhum mapa turístico.

No entanto, você verá sinais nas estradas felizmente. Depois de virar em uma estrada de terra, você vai continuar por cerca de 6-7 minutos, em seguida, estacionar perto do sinal e caminhar para baixo. É uma caminhada muito tranquila e linda até o lago.

As florestas são tão tropicais, e parece uma mini floresta amazônica. A caminhada é super fácil e leva cerca de 10 minutos. O lago é assustadoramente verde e não haverá outra pessoa no local. Tudo o que você ouvirá são os sons de alegres pássaros cantando em todos os lugares. Natureza no seu melhor.

Lagoa do Fogo

Outro lago magnífico com tons verdes ousados. Parece meio brilhante e as cores mudam com o sol. A melhor parte é que você pode caminhar até as praias de areia na parte inferior para águas cristalinas.

Infelizmente não tive tempo de descer. De todas as coisas que vi na ilha, esta é a que eu realmente gostaria de ter mais tempo. Até a próxima vez…

Caldeira Velha

Imagine piscinas de conto de fadas dentro de um oásis de selva tropical e você tem Caldeira Venlha. É um desses lugares únicos que faz você se sentir como se fosse acordar do seu sonho a qualquer momento. Não há necessidade de beliscar seu parceiro de viagem, é real! Tem uma grande piscina de cascata e uma pequena piscina quente. Lugar incrível!

Ribeira Grande

Se tiver tempo, faça uma paragem na Ribeira Grande, a caminho de Ponta Delgada. É uma pequena cidade na água com uma bela ponte. É uma das cidades mais bonitas que eu vi na ilha e também teria gostado mais tempo aqui.

ilhota

Dia 3

Plantação de Chá Gorreana

Você sabia que a única produção de chá da Europa vem dos Açores? Eu não fazia ideia! A plantação de chá Gorreana está em operação desde 1883. A plantação tem uma localização deslumbrante com vista para a água e isso, por si só, merece uma visita.

Dica: você não precisa comprar nenhum chá porque há degustações gratuitas de chá verde e preto locais. Basta perguntar por isso! Havia um ônibus de excursão quando eu fui ao redor de 9:45 da manhã assim evite eles tentam chegar lá assim que abre! O passeio é de 30 minutos de Ponta Delgada com um carro.

Parque Natural da Ribeira dos Caldeiroes

Cerca de 12 minutos a leste da plantação de chá fica o Parque Natural da Ribeira dos Caldeiroes . Eu amei este lugar e tornou-se um dos meus favoritos na ilha. Era o playground da selva que eu sonhei quando criança.

Havia caminhos perfeitamente pavimentados, cachoeiras, nascentes e bosques, deixando você vagar selvagem com sua imaginação. Eu tinha todo o lugar basicamente para mim mesmo, então a fantasia infantil poderia ter sido um pouco diferente. Apenas dizendo…🙂

Dica: certifique-se de não perder a grande cachoeira no lado esquerdo do estacionamento antes da pequena ponte. Eu quase fiz! Eu só notei quando saí do parque.

Miradouro da Despe-te Que Suas

Em seguida, vá para Miradouro da Despe-te Que Suas . Isto teve uma grande visão dos precipícios com uma árvore de guarda-chuva celestial enorme.

Este ponto de vista foi tão bem decorado com flores e aquela árvore épica que eu acho que gostei mais do que a visão real em si. Vai saber.

Farol do Arnel

O mais famoso farol da ilha e a poucos minutos ao sul do Nordeste. Você deve andar 15 minutos de uma colina muito íngreme para chegar a ela. Foi uma espécie de anti-climático para mim e eu iria pular a caminhada para baixo. Em vez disso, dirija 3-4 min para o sul até o Miradouro da Vista dos Barcos para ter a melhor vista do farol de longe!

Parque Florestral

Esta é uma floresta nacional protegida que eu acidentalmente tropecei enquanto fiquei um pouco perdida. Foi muito legal dirigir até o topo, brilhando através dos céus nebulosos. Foi um pouco nublado / nebuloso no topo, mas ainda tinha vistas deslumbrantes da ilha. Procure o sinal para o ponto de vista chamado Pico Bartolomeu .

No caminho para este ponto de vista, você ficará surpreso com a abundância de hortênsias e cedros pelos quais passará, bem compactados nesta floresta perfeitamente cuidada. Enquanto eu cortava o denso nevoeiro, me senti tão pequena na presença dessas árvores imponentes. Era estranho, mas pacífico.

Miradouro da Ponta do Sosssego

Em seguida, dirija-se ao Miradouro da Ponta do Sossego , um lindo jardim de flores perto do Nordeste, com vista para as falésias montanhosas que se elevam sobre o mar. Este foi o número 2 para a melhor vista da ilha para mim, então não perca! Também havia muitos gatinhos lá… isso é tudo.

Dica: este lugar foi um pouco difícil de encontrar como o único sinal de que é na entrada. Para chegar a ele, dirija para o sul do Farol do Arnel e passe as placas para Pedriera. Deve ser cerca de 5-7 minutos do Farol do Arnel.

Miradouro Santa Iria

No caminho de regresso a Ponta Delgada, pare no Miradouro Santa Iria para uma vista espectacular sobre falésias espectaculares de todos os ângulos. É um dos pontos de vista mais altos, então você pode olhar para baixo em todas as falésias épicas mergulhando na água. É um dos pontos de vista mais “conhecidos” da ilha e por um bom motivo!

Dia 4

Seu último dia deve ser de descanso e relaxamento depois de toda a correria que você está fazendo. Então vá em frente e cuide de si!

Dia da Aldeia de Furnas

No caminho para a vila de Furnas, pare no Miradouro do Pico de Ferro para ver a Lagoa Furnas. A parada é alguns minutos antes da aldeia e você verá um pequeno sinal para isto.

Parque Terra Nostra

É aqui que você encontrará o “jacuzzi dourado” que eu gosto de chamar. A grande piscina térmica é de cerca de 38 decretos Celsius. Não há armários, mas vestiários e um chuveiro ao ar livre (frio).

Dica: perto dos vestiários, há 2 jacuzzis menores dentro da mata que são meio escondidos. Além disso, o enxofre da piscina térmica com vara para o seu maiô, por isso, certifique-se de lavá-lo completamente quando você sair. Evitaria usar um maiô branco a todo custo.

Custo: 6 € taxa de entrada e 2 € para alugar uma toalha.

Fontes Termais Dona Beija

Esta área térmica é composta por 5 piscinas menores. Eu realmente gostei da configuração deste lugar e foi muito mais bonita e mais aconchegante. Trata-se de uma caminhada de 8 minutos da Terra Nostra. Dona Beija também tinha melhores vestiários com armários pagando e um chuveiro, e está aberto até às 22h se quiser fazer alguma noite imersão.

Custo: 3 € taxa de entrada e 2 € para alugar uma toalha.

Furnas-Caldeiras

Furnas Caldeiras está localizado no fundo do lago e é onde você pode ver os gêiseres de perto e vê-los agressivamente borbulhar. Cheira muito mal do enxofre (obviamente), mas é legal de ver, especialmente se você nunca viu algo assim antes.

Custo: entrada de € 0,50 e estacionamento de € 0,4 centavos.

Posts Relacionados